Translate

sábado, 17 de maio de 2014

Varizes

Varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. Veias são vasos sanguíneos que carregam sangue dos tecidos do corpo ao coração. Elas têm válvulas que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e forma poças nas veias. Isso então faz as veias incharem e forma as varizes, isto é, para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume de sanguíneo. Geralmente as varizes não causam problemas médicos. Porém, ocasionalmente podem requerer tratamento para dor, problemas de pele, coágulos sanguíneos ou outras complicações. Pessoas muitas vezes fazem tratamento para varizes por razões cosméticas.
  • Como evitar as varizes:
- Não use roupas apertadas;
- Não use salto;
- Não ficar muito tempo sentada;
- Não ficar muito tempo em pé;
- Controlar o peso;
- Fazer caminhadas;
- Fazer alongamento;
- Evitar alimentos que aumentam os resíduos tóxicos;
- Consumir gordura poli insaturada ( óleo de milho, óleo de girassol, soja e nozes);
- Eliminar toxinas do corpo;
- Beber 8 copos de água por dia;
- Deitar no chão e apoiar as pernas na parede o mais alto que poder por 2 minutos ( 2 vezes ao dia);
- Usar meias elásticas.
  • Causas das varizes:
Genética: ter membro da família com varizes pode elevar o risco. Aproximadamente metade das pessoas com varizes têm membros da família que também possuem veias varicosas.
Idade: o envelhecimento normal pode enfraquecer as válvulas das veias e provocar varizes.
Sexo: mulheres são 2 a 3 vezes mais propensas a desenvolver varizes do que homens.
Gravidez: durante a gravidez o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas. As varizes que ocorrem durante a gravidez costumam melhorar em 3 a 12 meses depois do parto.
Obesidade e sobrepeso: ter peso extra no corpo pode colocar pressão adicional nas veias.
Ficar em pé ou sentado com as pernas cruzadas ou curvadas por tempo prolongado: quando fica-se de pé ou sentado com as pernas cruzadas ou curvadas, as veias têm que trabalhar mais para bombear o sangue ao coração.
  • Cor das varizes: azulada
  • Locais propicios: pés, pernas e coxas.

  • Cura:
Chá caseiro para eliminar varizes: o chá vermelho é um potente aliado na luta contra as varizes e vasinhos. Para tratar e prevenir você deve tomar uma xícara de chá vermelho por dia.
-Vinagre de maçã: coloque o vinagre de maçã em uma bacia plástica ou um balde, e faça uma massagem nas pernas com ele. Aplique o vinagre de maçã começando pelos calcanhares e vá subindo em direção ao joelho sempre massageando. Faça esta massagem por toda a área das suas pernas, e depois deite com as pernas elevadas por meia hora. Faça esta massagem para prevenir e tratar as varizes uma vez ao dia, ou sempre que sentir as pernas cansadas, inchadas ou doloridas. O vinagre de maçã tem propriedades anti-inflamatórias super eficazes para eliminar os sintomas das varizes e as massagens, vão ativar a circulação local. Para eliminar vasinhos e varizes você deve ter percebido que o melhor a ser feito é ter uma boa alimentação e fazer exercícios. 
Remédio caseiro para varizes com erva-cidreira
Um bom remédio caseiro para varizes é a loção de confrei e erva-cidreira.
Ingredientes
  • 6 folhas de pariparoba
  • 4 folhas de confrei
  • 1 colher de erva-cidreira 
  • 500 ml de álcool
Modo de preparo
O modo de preparo deste remédio consiste em mergulhar os ingredientes no álcool durante 24 horas. Ao fim deste tempo, com um pano limpo, deve-se aplicar esta loção sobre as varizes, pelos menos 3 vezes ao dia para que seja eficaz.
Remédio caseiro para varizes com suco de uva
Outro remédio caseiro para varizes é tomar suco de uva, pois esta fruta possui resveratrol, uma substância que facilita a circulação sanguínea.
Ingredientes
  • 1 copo de água
  • 1 copo de uvas
Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador e beba a seguir.
Remédio caseiro para varizes com cardo-mariano
As compressas com o chá de cardo-mariano também são um ótimo remédio caseiro para varizes, que aliviam os sintomas e trazem a sensação de bem-estar.
Ingredientes
  • 1 colher de chá dos frutos de cardo-mariano
  • 250 ml de água fervente
Modo de preparo
Adicione os frutos na água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Depois de morno, coe e aplique, com a ajuda de um lenço, sobre as áreas a tratar.
Os remédios caseiros para varizes não substituem os medicamentos para as varizes, sendo apenas auxiliares no tratamento da doença.
Solução caseira para varizes com uva
Uma outra boa solução caseira para varizes é tomar o suco de uva porque esta fruta é rica em resveratrol que facilita a circulação sanguínea.
Ingredientes
  • 2 copos de uvas com casca e sementes
  • 1 copo de água
Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificar, adoçar à gosto e beber várias vezes durante o dia. Este remédio caseiro, apesar de ser bastante útil, não exclui a necessidade dos tratamentos das varizes.
As varizes menores, chamadas também de veias varicosas ou simplesmente "vasinhos", são mais fáceis de serem tratadas e respondem muito bem ao tratamento feito com o suco de uva e as massagens locais, mas as varizes mais grossas podem necessitar do uso de remédios específicos ou cirurgias.
Um bom remédio natural para varizes e vazinhos nas pernas é aplicar uma compressa morna feita com folhas de couve porque elas moldam-se à perna de forma eficaz.
Remédio natural para varizes
Ingredientes
  • 5 folhas de couve 
Modo de preparo
Para fazer a compressa aqueça as folhas de couve no micro-ondas durante alguns segundos, e aplique em cima das varizes deixando agir até que ela esfrie. A seguir, lave esta região com água gelada porque isto melhora a circulação sanguínea. 
Além da compressa morna deve-se manter as pernas elevadas o maior tempo possível. Uma boa dica é colocar um calço na cama, de modo que a cabeceira fique mais baixa. Essa posição ajuda na circulação do sangue diminuindo as varizes e as dores provocadas por ela.
Quando há uma grande quantidade de varizes o médico angiologista poderá indicar um tratamento feito com laser, a "aplicação de varizes" ou uma cirurgia, nos casos mais graves.
Um excelente remédio caseiro para varizes é uma loção a base de confrei e erva-cidreira.
Tratamento caseiro para varizes
Ingredientes
  • 6 folhas de pariparoba
  • 4 folhas de confrei
  • 1 colher (sopa) de erva cidreira 
  • 500 ml de álcool
Modo de preparo
As ervas devem ser picadas e mergulhadas no recipiente com álcool, onde devem permanecer durante 24 horas.
Um pano limpo deve ser utilizado para aplicar a loção nos locais das varizes. O procedimento deve ser repetido 3 vezes ao dia para demonstrar eficácia.
Utilizar óleos essenciais para tratar as varizes é uma forma natural de ativar circulação e reduzir o desconforto e coceira que podem provocar feridas e inflamações.
Óleos essenciais para varizes
Ingredientes
  • 8ml de óleo de girassol
  • 2 gotas de óleo essencial de erva-de-são-joão
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 3 gotas óleo essencial de limão
​​Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes e passar na região, fazendo uma massagem.
No caso de massagens para tratar varizes, não se deve massagear insistentemente sobre a variz, mas de forma ampla e suave em movimentos circulares dos pés para as coxas.

NB: Mas, mesmo depois do tratamento caseiro, não foi resolvido o problema é sinal que o estágio já está avançado e você deve procurar um médico.

Um comentário: