Translate

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Como ser um bom amigo 

  1. Seja real . Junte-se a pessoas cuja amizade você valoriza e veja como tornar esta amizade sustentável a longo prazo. Boas amizades não surgem por interesse na popularidade delas ou mesmo no círculo de amizades que ela possui. Ao invés disso, boas amizades surgem por estar próximo de pessoas com quem você se sente bem em um nível básico. 
  2. Cumpra suas promessas
  3. Seja confiável
  4. Peça desculpas quando cometer um engano.
  5. Seja honesto. 
  6. Não use pessoas.
  7. Seja leal.
  8. Seja respeitoso.
  9. Seja altruísta (atenda aos pedidos de seus amigos sempre que puder, fazendo isso de maneira equilibrada).
  10. Preste atenção nas pequenas coisas. As conversas que mais importam são aquelas que duram apenas alguns instantes. Não são apenas as longas conversas que mantêm os amigos unidos. São as pequenas coisas cotidianas. Um jeito de ser um bom amigo é ter conversas curtas e doces.
  11. Não entre numa competição. Quem ligou por último? Quem gastou mais com os presentes de Natal? Quem se importa? Se você tem um bom amigo, relaxe! se a amizade não é o máximo, talvez seja o momento de reavaliá-la. Os benefícios das amizades duram mais do que uma contagem de pontos.
  12. Seja um bom ouvinte.
  13. Ajude seus amigos a lidarem com os problemas deles. 
  14. Esteja lá para ajudá-lo nos momentos de crise.
  15. Dê conselhos sábios.
  16. Dê ao seu amigo algum espaço se ele precisar.
  17. Aprenda a perdoar.
  18. Aceite seu amigo do jeito que ele é.
  19. Vá além do chamado ao dever .Um amigo o esperará enquanto você faz sua tarefa. Um ótimo amigo ficará acordado a noite inteira ajudando. Lembre-se de que se você for um bom amigo, as pessoas tentarão ser legais como você. Reconheça os momentos em que você precisa ir além para ajudar seus amigos e saiba que isso fará sua amizade crescer. Em algum momento, seu amigo retribuirá todo seu carinho.
  20. Mantenham-se em contato não importa como. 
  21. Permita que sua amizade evolua .Se você quiser ser um bom amigo, será preciso compreender que a amizade não será a mesma no ensino médio, na faculdade ou no mundo adulto.



Dicas
  • Ao pedir algo emprestado de seu amigo, cuide bem de tal objeto e devolva-o como solicitado.
  • Não estabeleça muitas expectativas e regras. Permita que sua amizade evolua e mude naturalmente.
  • Não tente ser igual ao seu amigo – são as diferenças que constroem grandes amizades. Além disso, esse é um hábito irritante; seus amigos provavelmente deixariam de confiar em você. Mostre suas diferenças e orgulhe-se delas!
  • Você não precisa gastar muito tempo e dinheiro para ser um bom amigo. Os melhores presentes normalmente são feitos a mão e saem do coração. Um telefonema pode ser tão importante quanto uma visita.
  • Se um amigo fizer algo ruim aos outros, encare-o e diga que ele não está certo. Perdoe-o em seguida.
  • Em vez de dizer coisas como “Ele é um perdedor que passa a noite toda estudando matemática” caso ele realmente seja bom em matemática. Em vez disso, diga: “Aquele cara ali sabe de cor o livro de matemática inteiro”. Transmita atitudes positivas, e não negativas.
  • Aproveite a companhia. O coração dos dois não precisa derreter e não há necessidade de ficar trocando conselhos amorosos para lá e para cá. Certifique-se de que os dois se divirtam e façam atividades espontâneas de vez em quando. Seja uma força positiva na vida de seu amigo.
  • Diga ao amigo o quanto você gosta da companhia dele ou como ele lhe ajudou nos momentos difíceis. Isso fortalecerá ainda mais o laço que existe entre os dois.
  • Caso tenha feito algo de errado, peça perdão ou envie ao amigo uma carta de desculpas. Não deixe para fazer isso após uma semana.
  • A comunicação honesta é a base de uma amizade. Vocês estão destinados a terem um relacionamento difícil caso um não consiga falar com o outro espontaneamente.
Avisos
  • Ninguém gosta de um amigo insultuoso. Tome cuidado ao provocar os amigos! Se ele pedir para você parar, atenda ao pedido dele.
  • Não há motivos para continuar a amizade caso seu amigo não corresponda às suas boas atitudes. Não crie uma amizade com quem não lhe tratar bem.
  • Não espere uma amizade duradoura instantânea; compreenda que relacionamentos realmente especiais se desenvolvem gradualmente.
  • Se seu amigo começar a arranjar novas companhias, não fique com inveja. Ninguém gosta de um amigo invejoso. Tenha fé em sua amizade.
  • Não fale sobre coisas que possam causar desconforto em seu amigo. Ninguém quer ficar perto de uma pessoa desconfortável. Por exemplo, se um parente de seu amigo acabou de morrer, não fale coisas acerca da morte dele. (NOTA: Tudo bem perguntar como ele se sente em relação à morte. Talvez ele queira desabafar sobre a situação. Não é bom simplesmente ignorar o caso.).
  • Ao passar tempo com um amigo, seja fazendo uma refeição ou dando uma volta, ambos devem desligar os celulares. É muito chato interromper conversas constantemente por conta de um celular barulhento. Seu amigo pode pensar que você não valoriza o tempo que ambos passam juntos.
  • Não compartilhe seus sentimentos quando souber que a pessoa não é confiável. Ela poderá usar tais informações contra você em algum momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário